2010 – Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social


"Estafeta Nacional Pobreza e Exclusão: Eu Passo!" Dia 4 e 5 de Maio em Trancoso

O PIEC - Programa para a Inclusão e Cidadania – irá promover no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social (AECPES), a organização de uma Estafeta Nacional Pobreza e Exclusão: Eu passo! A qual mobilizará, para além dos cerca de 2.100 alunos das 142 turmas PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), inúmeras entidades sociais de âmbito nacional, regional e local.
As Escolas de Trancoso participam nesta actividade dia 4 e 5 de Maio (próxima terça e quarta feira). Estas iniciativas têm como objectivo sensibilizar e mobilizar os alunos para a reflexão sobre a pobreza e exclusão social em particular dos jovens, como um problema que respeita a todos; promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos; incentivar a participação dos alunos numa causa justa, promovendo conceitos solidários de cidadania.

Trancoso comemorou o “Dia Internacional dos Monumentos e sítios”


O Município de Trancoso comemorou a 18 de Abril, O “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, este ano dedicado ao tema “Património Rural/ Paisagens Culturais”. A iniciativa pretende sensibilizar todos os participantes para o património histórico do Concelho.
A sessão de abertura teve como oradores o Sr. Governador Civil da Guarda, Dr. Santinho Pacheco e o Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, que referem a importância da reabilitação do património histórico e monumental no desenvolvimento estratégico do concelho que passa obrigatoriamente pela valorização dos seus recursos patrimoniais.
Seguiu-se a apresentação do tema “Trancoso Terras de Fronteira” pela Dr.ª Maria do Céu Crespo e do Dr. João Lobão o qual era constituído por uma exposição de artefactos encontrados no interior do castelo de Trancoso.
Este dia ficou ainda marcado com o lançamento das Actas do Colóquio,”Profetismo: DE BANDARRA A VIEIRA, sendo este tema apresentado pelo Dr. Armando Fernandes.
Após a comunicação do Arquitecto Rodrigo Germano, representante da empresa “Gonçalo Byrne Arquitectos”, sobre os resultados finais do Projecto de Consolidação e Valorização do Castelo de Trancoso que visa requalificar e dinamizar o espaço do Castelo, classificado Monumento Nacional, designadamente a criação de acessibilidades, de atendimento, espaços com carácter multifuncional e infra-estruturas de apoio a visitantes e funcionários, os presentes foram convidados a constatar a evolução destes trabalhos numa visita guiada ao Castelo.

"Leituras de Sábado à Tarde" no Centro Cultural de Trancoso


A TRANCOSO EVENTOS – Entidade Empresarial Municipal EEM desenvolve até 17 de Abril a iniciativa “LEITURAS SÁBADO À TARDE” continuando assim os encontros de sábados à tarde com as crianças, despertando nelas o gosto pela leitura.

Trata-se de uma actividade que tem motivado grande interesse pelos mais pequenos e que de alguma forma contribui para a sua formação, enriquecimento cultural e convívio social.

A ideia consiste em estimular as crianças a formarem as suas próprias bibliotecas – que podem ser compartilhadas com os seus irmãos e amigos – Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma actividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levam, por sua vez, a novas leituras.

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril


Tema: (Património Rural/Paisagens Culturais)

O Município de Trancoso junta-se à iniciativa anual do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se realiza todos os anos a 18 de Abril. Contribuindo desta forma para aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.
Programa:

15h00 – Apresentações
“Trancoso, Terra de Fronteira” [Séc. IX-XII]
Dr.ª Maria do Céu Crespo e Dr. João Lobão;

“Projecto de Consolidação e Valorização do Castelo de Trancoso”
(Resultado das obras)
- Arquitecto Gonçalo Byrne
Local: Clube Trancosense

15h45 – Visita ao Castelo de Trancoso
- Intervenção de Consolidação e Valorização

16h45 – Lançamento das Actas do Colóquio:
“Profetismo: DE BANDARRA A VIEIRA”
Local: Clube Trancosense

17h30 – Porto de Honra