Queima do Judas

4 de Abril de 2010

A queima do Judas é uma tradição satânica que perdura à vários séculos, mantendo vivo o espírito com que foi criada.
Personificado por um tosco boneco que é ciclicamente imolado num auto-de-fé popular, a insólita “queima do judas” concretiza ainda uma inegável sátira à abstinência quaresmal que, na morte do iscariotes, encontra a vingança há tanto tempo ansiada.

Torneio Carlos Alves



2 e 3 de Abril

Pelo 3.º ano consecutivo a Associação Cultural e Recreativa de Trancoso, vai realizar o Torneio de Basquetebol Carlos Alves. Uma homenagem ao treinador que deu início à modalidade em Terras de Bandarra. Dois dias de encontros e reencontros, dois actuais e antigos atletas, treinadores e dirigentes.

Local: Associação Cultural e Recreativa de Trancoso
Organização: Associação Cultural e Recreativa de Trancoso

Exposição Colectiva de Escultura

Do di 9 a 31 de Março de 2010, estão convidados a visitar a Exposição Colectiva de Escultura, intitulada “Tendências” patente no espaço de exposições do Centro Cultural de Trancoso.
Horário: De segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30
e das 13h30 às 18h00. Sábados e domingos das 14h00 às 18h00.
Organização: Trancoso Eventos E.E.M
Apoio: Galeria Aquariu’s

‘4º GP de Portugal – Troféu Cidade da Guarda’

Contra-relógio encerra 4º GP de Portugal

Duas etapas em linha e um contra-relógio no último dia compõem o 4º GP de Portugal – Troféu Cidade da Guarda, prova de abertura da Taça das Nações de sub-23, que se corre de 26 a 28 de Março. Após três edições disputadas em torno de Felgueiras, a mudança de poder autárquico ditou a deslocação do epicentro da competição. Entre as mudanças, destaca-se o final em sistema de contra-relógio, em vez da chegada ao Alto de Santa Quitéria, Felgueiras, que recebeu todas as outras edições da corrida.
A edição de 2010 do GP de Portugal terá duas tiradas na casa dos 120 quilómetros. A primeira liga Guarda ao Sabugal, na extensão de 123,4 quilómetros, com a corrida a acabar à quarta passagem na meta. Segue-se uma viagem da Guarda para Trancoso, num total de 116,4 quilómetros. É a etapa-rainha, com quatro contagens de montanha de terceira categoria. Uma das dificuldades coincide com a meta e terá de ser transposta duas vezes, pois o final da jornada dá-se à segunda passagem pelo risco. Por fim, chega o contra-relógio individual de 17,5 quilómetros.
Estarão presentes 78 corredores, em representação de 13 selecções: Portugal A, Portugal B, Rússia, Alemanha, Suíça, Holanda, Espanha, Colômbia, África do Sul, Cazaquistão, Luxemburgo, França, UCI.
O GP de Portugal – Troféu Cidade da Guarda marca o arranque da campanha de 2010 da Selecção de Portugal/Liberty Seguros na Taça das Nações, competição na qual os portugueses têm forte tradição, pois venceram-na em 2008. Nesse ano e no anterior, Vítor Rodrigues conquistou o GP de Portugal para as cores lusas. A edição de 2009 da corrida portuguesa foi ganha pelo colombiano Sergio Henao.
A Taça das Nações de Sub-23 é um conjunto de seis corridas. Além do GP de Portugal, os melhores sub-23 do mundo vão encontrar-se no Tour de Flandres de Esperanças (10 Abril), La Côte Picard (14 Abril), ZLM Tour (17 Abril), Giro delle Regioni (26 Abril a 1 Maio) e Volta a França do Futuro (5 a 12 Setembro).
Fonte: Jornal Ciclismo

Karate Shotokan de Trancoso

Fase Regional

O Campeonato Nacional – fase Regional Centro/Norte – Infantil, realiza-se no dia 28 de Março de 2010, pelas 13h30, no Pavilhão Multiusos de Trancoso.

Colóquio “ A Escola faz o Cidadão”

10 de Março de 2010

Tem lugar no próximo dia 10 de Março, no Auditório do Cinema Jacinto Ramos, pelas 15h, e no Auditório do Pavilhão Multiusos, pelas 21h00, um colóquio subordinado ao tema “A Escola faz o Cidadão.
Numa organização do agrupamento de escolas de Trancoso, esta iniciativa conta com a presença do Jornalista Rogério Rodrigues e com o apoio da Trancoso eventos E.E.M.

Encontro Distrital CPCJ

9 de Março de 2010

O Hotel de Turismo de Trancoso recebe hoje, 9 de Março, o Encontro Distrital de Reflexão/Formação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do Distrito da Guarda. O evento conta com a presença do Dr. Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, e com a colaboração de alguns técnicos desta mesma entidade.