CONCURSO DE FOTOGRAFIA TERRA NOSSA



“AS PROFISSÕES DO MEIO RURAL”

O Concurso de Fotografia TERRA NOSSA é uma iniciativa organizada pela TRANCOSO EVENTOS, EEM, que tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.
Nesta edição, privilegiam-se os trabalhos apresentados a concurso sobre as profissões inerentes ao meio rural, directa ou indirectamente relacionados com as diversas actividades agrícolas.
Qualquer pessoa pode participar no concurso, basta entregar as fotografias em mão ou por correio em carta, de preferência registada, até 30 de Novembro de 2009, para:
TRANCOSO EVENTOS, EEM – Avª Calouste Gulbenkian, nº 10 – 6420-033 TRANCOSO



Trigo Limpo Teatro Acert “Conferências”

22 de Outubro no Teatro do Convento pelas 21h30m (entrada gratuita)

Quando o público entra na sala já o “casal” de conferencistas aguarda sentado no palco. Quando tudo está pronto o espectáculo começa. Ele vai explicar o primeiro verso: “uma paisagem absolutamente canónica melhorada pela inundação” de Joseph Brodsky. Ela vai mostrando as palavras impressas em pequenos cartões. Ele vai orientando o público na compreensão da mensagem. Tais voltas dá ao raciocínio que conclui afirmando: Parece tornar-se então evidente, neste momento da explicação, um dos eventuais objectivos de Joseph Brodky quando fez este verso: a apresentação de uma teoria acerca da criação artística. Parece-nos pois que aquilo de que Brodsky fala neste verso não passa por paisagens ou inundações. É necessário ler com atenção. Brodsky diz neste verso, parece-nos, que a criação artística é um processo iniciado por uma estrutura, por uma certa solidez, por um domínio de determinadas técnicas, mas que tal é apenas a primeira etapa da construção de uma obra de arte. A etapa mais importante vem a seguir, a etapa que aperfeiçoa, que dá o ultimo toque, esse toque que desloca ligeiramente a ordem e faz nascer algo de verdadeiramente novo; esse ultimo toque é dado pelo aleatório, pelo convulsivo, pela força que o próprio sujeito não controla nem prevê, mas que rapidamente se assume como a potência que comanda esse momento. Inunda a perfeição e terás uma obra de arte.

Exposição de Miniaturas de Automóveis


Está patente no Centro Cultural de Trancoso de 18 a 24 de Outubro uma Exposição de Miniaturas de Automóveis.
Réplicas de automóveis que fizeram as delícias dos mais pequenos. Modelos que, se diminutos, jamais serão grandes.

Exposição de quadros de Eduarda Lapa

O Centro Cultural, em Trancoso, acolhe até dia 21 de Outubro a terceira exposição de quadros de Eduarda Lapa.
Eduarda Lapa, nasceu em Trancoso a 15 de Outubro de 1895, frequentou o liceu em Coimbra, mas movida pela sua vocação artística, partiu para Paris onde conviveu com alguns dos melhores artistas plásticos da época. Conhecida como a “Pintora das Flores” Eduarda Lapa soube sempre traduzir uma frescura e um intenso colorido nesta sua especialidade.
Da sua obra, setenta quadros e alguns objectos pessoais foram recentemente doados à Câmara Municipal de Trancoso, por Maria Manuela de Almeida Lapa e Passos, sobrinha da artista. Parte deste espólio vai estar em exposição em Trancoso. A totalidade virá a ser exposta num museu, que a o município pretende dedicar á pintora.
Esta exposição encontra-se no Centro Cultural de Trancoso, de segunda a sexta, das 9h30 às 12h 30 e das 13h30 às 18h30 e aos sábados, das 14h00 às 18h00. Iniciativa promovida pela Trancoso Eventos – Empresa Municipal e Câmara Municipal de Trancoso.